Essa dúvida é recorrente. Falam que um é melhor do que o outro ou que um é mais caro que o outro ou tem maior qualidade. Aqui deixo uma explicação simples de cada um, leia abaixo:
MDF - A sigla significa Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão.
É empregado em partes aparentes dos móveis, onde serão aplicados os acabamentos finais. O MDF é uma madeira que permite mais criatividade no design dos móveis, por isso, é indicado em peças que terão partes arredondadas e contornos. O material também é recomendado em casos de usinagem em baixo relevo e entalhamento;
MDP - MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si – com resinas ureicas, principalmente – mediante a ação de temperatura e alta pressão.
É empregado na construção de painéis tamburatos (painel estrutural composto que tem miolo de papel reciclado em formato de colmeia de abelha), já que apresenta ótima absorção de cola, e em partes internas não aparentes.
Qual escolher então?
Para uso em parte externa, madeira com menos poros, o MDF possui menor absorção e, consequentemente, menos custos com tintas. Para uso interno, em contra partida, o MDP é o mais rentável. Permite ótima colagem e o custo do material é bem menor.
No final das contas, não há melhor nem pior. Cada um tem seu papel e os dois são excelentes quando usados na aplicação correta.
Ainda em dúvida? Assista o nosso vídeo abaixo:
Fonte: Lider Interiores e Shopping Escritório
Ajudamos? Aproveite e deixe um comentário e nos visite na Dalmóbile do Rio Decor da Washington Luiz. Você pode entrar em contato pelo telefone: (21) 2584-3564 ou nos adicionar no Hangout!
0 comentários:
Postar um comentário