Coifa ou depurador? Saiba a diferença e como funcionam
Imagem retirada do Google |
Essa dúvida é mais frequente do que você imagina! Para começar, todos eles podem ser usados nas funções depuração e exaustão, mas essa última pede o acréscimo de um duto para conduzir o ar ao exterior. A depuração é a aspiração do ar pelo equipamento que passa por filtros e retorna para a cozinha limpo e a exaustão é a levada da fumaça e odores para fora do imóvel pelo duto acoplado ao aparelho.
Retirado do site Tijolos e Tecidos |
A diferença entre Coifa e Depurador é que a primeira oferece maior captação do ar. Entrando em uma área específica, coifas chegam a extrair mais de 1000 m³/h contra o máximo de 400 m³/h dos depuradores. Os valores também são bem diferentes, em média, depuradores são bem mais baratos em relação as coifas, algo próximo a R$ 600,00 de diferença de valores!
Para ficar ainda mais claro: em uma hora, uma coifa de 1000 m³/h renova até 40 vezes o ar de uma área de 5 m x 4 m, com 3 m de pé-direito.
Não entendeu? Vamos lá para uma regra rápida:
Multiplique as 3 dimensões da cozinha (largura x profundidade x altura) e multiplique por 10. Como o exemplo acima, chegaremos em 600 m³/h.
Com essa regrinha simples, deixaremos mais duas dicas:
- Para fogões de 4 bocas, demanda um aparelho de 60 cm de largura e para fogões de 5 ou 6 bocas, 80 cm de largura;
- A distância até os queimadores devem ser entre 70 cm e 90 cm.
Retirado do site Tijolos e Tecidos |
Com essas informações, acione o aparelho 5 minutos antes de começar a cozinhar e desligar 10 minutos após apagar o fogo!
Fonte: Revista Minha Casa (Maio de 2013, pág. 88 até 91) e Tijolos e Tecidos
Gostou? Aproveite e deixe um comentário e nos visite na Dalmóbile do Rio Decor da Washington Luiz. Você pode entrar em contato pelo telefone: (21) 2584-3564 ou nos adicionar no Hangout!